Lengua Guarani

Lengua Guarani
Ára Pyahu

miércoles, 5 de septiembre de 2012

BBC BRASIL: PARAGUAYOS LUCHAN PARA PRESERVAR LA LENGUA GUARANI

ATENEO DE LENGUA Y CULTURA GUARANI

Maitei horyvéva opavavépe

David Galeano Olivera

PARAGUAIOS LUTAM PARA PRESERVAR LÍNGUA GUARANI

Por Marcia Carmo - De Buenos Airea para a BBC Brasil

28 de agosto de 2012

Leer original (hacer clic) en: http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/bbc-brasil-paraguayos-l...

Primeira língua indígena a dividir com o espanhol o título de idioma oficial em um país da América Latina, o guarani chegou à internet, mas é cada vez menos falado pelas crianças nos lares paraguaios. Analistas dizem acreditar que o idioma pode desaparecer em "duas gerações".


Segundo o professor de linguística e de antropologia David Galeano, da Universidade de Assunção, o guarani era o idioma original dos países da América do Sul "antes da chegada dos conquistadores", nos séculos passados.

A língua chegou a ser utilizada em boa parte do centro-sul do Brasil, mas é no território paraguaio que resiste atualmente.

O professor Ramón Silva, que fez um doutorado na língua, diz que o país foi o primeiro a reconhecê-lo e incluí-lo em sua Constituição, em 1967.

Alguns países chegam a reconhecer idiomas indígenas por meio de resoluções ou de forma circunscrita a determinadas regiões de seu território. Na Bolívia, por exemplo, a Constituição de 2009 estabelece como idiomas oficiais do Estado o castelhano e "todos os idiomas das nações e povos indígenas originários camponeses" - entre eles o guarani.

A sobrevivência do guarani no Paraguai foi abordada em um seminário internacional sobre o "bilinguismo" no país, realizado essa semana em Assunção. O evento foi organizado pelo governo local e pela Organização de Estados Ibero-americanos (OIE), e teve também a participação de americanos e europeus.

Os especialistas divergem sobre até quando a língua resistirá "em tempos de tecnologia e de globalização".

"O guarani sempre foi o idioma nas nossas casas. Agora as crianças aprendem, na escola, a ler e a escrever, mas não a falar guarani. Para sobreviver, a língua deve ser falada. Por isso, acho que a tendência é que ela acabe em duas gerações”, disse Ramón Silva à BBC Brasil.

A diretora de promoção de línguas da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, Susy Delgado, discorda. "Se o guarani sobreviveu até aqui por que não sobreviveria em novos séculos?", afirmou.

Sobrevivência

Filho de pai brasileiro e mãe paraguaia, Ramón Silva, de 50 anos, é apresentador do programa de televisãoem guarani "Káy'uhape" (em espanhol "Tomando Mate").

No programa, que vai ao ar às 4h30 (hora local), quando a maioria dos paraguaios acordam, são apresentadas notícias nacionais e internacionais, além de entrevistas com autoridades locais em guarani.

Silva trabalha ainda na aplicação da lei que obriga escolas a incluírem a língua no currículo, já que hoje não são todas que o ensinam.

A lei prevê também que aeroportos locais passem a informar, a partir do ano que vem, sobre chegadas e partidas dos voos não só em espanhol, como ocorre hoje, mas também em guarani.

A lei foi aprovada no governo do ex-presidente Fernando Lugo com objetivo de manter vivo o idioma falado por cerca de 90% da população, segundo dados oficiais.


Futebol

No Paraguai, é comum ouvir de políticos e analistas econômicos a taxistas e jovens engraxates falando em guarani. Nos campos de futebol, dentro e fora do país, os jogadores também costumam se comunicar na "língua mãe", como é chamado o idioma.

"(Os jogadores falam guarani) Especialmente quando querem evitar que o adversário entenda o que estão dizendo", afirmou Delgado. Ela tem livros de poesias em guarani e em espanhol.

Na região da fronteira com o Brasil, os paraguaios costumam falar guarani e português. Muitas vezes o espanhol não faz parte das conversas, inclusive de crianças – que às vezes não sabem a diferença entre português e espanhol.

"Na fronteira, os paraguaios falam principalmente portunhol (mistura do português e do espanhol), guarani e espanhol. Mas eles não são trilíngues. Eles mesclam os três idiomas e assim se entendem", afirmou Silva.

Galeano diz que na fronteira, impera o "guaratuguês" (mistura do guarani com português).

Proteção

Um guia de turismo que costuma fazer a viagem entre Assunção e a igreja franciscana de San Buenaventura de Yaguarón, a 48 quilômetros da capital paraguaia, explica aos turistas estrangeiros que a história "trágica" do país acabou "protegendo o guarani da globalização".

"A desgraça da história do Paraguai foi positiva para a sobrevivência do guarani", explica Ramón Silva. De acordo com ele, no período da colonização os espanhóis iam embora e as mulheres que permaneciam falavam guarani com as crianças.

"Na Guerra Grande (Guerra do Paraguai) e na Guerra do Chaco, os homens foram à luta e as mulheres ficaram sozinhas ou com as crianças. O guarani foi sendo passado, em casa, de geração para geração", diz Susy Delgado.

Ela reconheceu que o "isolamento" político do país, ao longo da história, ajudou nesta sobrevivência. "Agora tem gente aqui no país que planeja fazer até teclado de computador em guarani."

ooo000ooo

Leer el artículo original de Marcia Carmo en (http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/08/120824_guarani_mc....)

No hay comentarios: